quarta-feira, 10 de março de 2010

Governo intima Fiat a fazer recall do Stilo

GEPAC aponta problema na roda do hatch; marca leva multa de R$ 3 mi.


O Ministério da Justiça lançou comunicado na noite dessa terça-feira (9) obrigando a Fiat a fazer um “recall imediato” do Stilo. Segundo parecer técnico elaborado pelo órgão governamental GEPAC (Grupo de Estudos Permanentes de Acidentes de Consumo) baseado em laudo do CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), empresa independente contratada, foi constatada a existência de um defeito no conjunto do cubo de roda do modelo, que pode se romper e causar a soltura da peça com o veículo em movimento. A fabricante também foi multada em R$ 3.192.300 pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor).

Segundo o GEPAC, o problema atinge unidades do hatch médio fabricados a partir de 2004, no entanto não abrange modelos equipados com sistema de freios ABS (antitravamento das rodas). De acordo com o orgão, durante a investigação foram noticiados cerca de 30 acidentes envolvendo desprendimento da roda entre 2007 e 2008, com veículos fabricados entre 2004 e 2008. Dentre os casos notificados, oito foram selecionados para análise mais especifica pela existência de indícios de defeito no componente.

Por outro lado, a Fiat alega que o desprendimento das rodas nas ocorrências relatadas era consequência dos acidentes e não sua causa. De acordo com informe do GEPAC, representantes da fabricante participaram de audiências e acompanharam todas as análises técnicas realizadas. Nos laudos apresentados pela marca, contudo, os textos afirmavam “categoricamente e reiteradas vezes” que o Stilo não possui problema algum e que por essa razão não haveria motivo para a realização do recall.

Conforme revela o informe do órgão, durante a investigação do modelo foram realizadas audiências com consumidores, mapeamento dos acidentes e aprofundamento de análises com especialistas, além da verificação das peças dos veículos acidentados. Foram ouvidos também, além dos proprietários dos carros, superintendências regionais da Polícia Rodoviária Federal, institutos de criminalística e delegacias de polícia. A Fiat, entretanto, ainda não especificou detalhes de como o recall do Stilo será realizado tampouco quantas unidades do modelo estarão envolvidas na revisão.

Os números de chassi dos carros convocados ainda não foram divulgados.

Confira abaixo na íntegra o comunicado da Fiat a respeito do recall do Stilo:

"A Fiat Automóveis informa que cumprirá a inusitada decisão do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), que a surpreendeu, e determinará em breve a realização de recall para a substituição do cubo da roda traseira do Fiat Stilo, nos casos em que o veículo se enquadrar na decisão dos órgãos oficiais. A empresa reitera, entretanto, que os modelos Fiat Stilo não apresentam qualquer inconveniente nem risco ao consumidor, conforme sustenta laudo técnico elaborado por sua área de Engenharia, confirmado pelo Inmetro e outras instituições técnicas.

Com base nesta convicção, a Fiat Automóveis informa que tomará, de imediato, a providência de recorrer da decisão nas esferas competentes, em busca do pleno esclarecimento dos fatos. A decisão do DPDC se baseou em laudo da empresa CESVI, contratada pelo Denatran – Departamento Nacional de Trânsito, do qual a Fiat não teve conhecimento prévio nem oportunidade de manifestar-se. A Fiat discorda totalmente do referido laudo e da decisão do DPDC.

A Fiat vem tranquilizar os seus clientes no tocante à segurança do modelo Stilo, recordando que foi a primeira montadora de automóveis no Brasil a convocar espontaneamente um recall, em clara demonstração de transparência e respeito ao consumidor. São princípios que sempre nortearam a conduta da empresa."

Fonte: Carro Online

0 comentários:

Postar um comentário